domingo, 14 de junho de 2009

Cérebro, ela dominou o mundo!


Estou aqui como fã do desenho animado Pink e o Cérebro para informar aos meus queridos ídolos que, infelizmente, alguém já fez o trabalho que eles tanto sonhavam em ter a proeza de realizar. É isso mesmo, vocês não vão mais dominar o mundo. A internet foi mais rápida.
Com uma agilidade incomparável este veículo conseguiu levar a si os olhos de toda a população. É por causa dela que todas as outras mídias estão sofrendo e beirando à morte.
O jornal impresso está a cada dia que passa mais preocupado. As informações atualizadas de minuto a minuto na rede, não consegue competir com as 24h necessárias para todo o fechamento e edição do jornal. Antes de dar seu último suspiro a possível alternativa seria dar maior relevância ao jornalismo literário, ao opinativo e às reportagens, não somente as notícias do dia anterior.
A televisão é outro veículo que está sofrendo. Seus programas, seriados e até mesmo o jornalismo estão perdendo suas forças para essa grande potência que é a internet. Com a possibilidade de baixar arquivos em uma velocidade espetacular, o telespectador não espera mais para assistir seus programas, ele os consegue e assiste via internet. O Youtube é um dos grandes assassinos dos canais de videoclipes, pois é ele quem está divulgando e atualizando as pessoas em relação a esse conteúdo.
Com o rádio o problema é o mesmo. A veiculação da sociedade com a internet o faz se distanciar desse. Para que ouvir as músicas que gosto só no horário que a programação deseja, se tenho a possibilidade de ligar meu computador e através do meu iTunes escutar tudo que gosto? Mas aí você vai argumentar que existem notícias no rádio também e não somente músicas. E eu lhe respondo: enquanto está dando propaganda no rádio eu posso estar me atualizando na internet, ela não tem intervalo, ela não para.
A interatividade que se tornou a palavra mais comum nos veículos de comunicação é uma tentativa de manter vivas as velhas mídias. Essas não negam a existência da internet. Sabem de sua importância e do valor que o público agregou a ela. É por isso que a convergência desses meios com a rede está crescendo muito.
Encontramos atualmente, muitos sites sobre rádios e com programas online. A televisão é outra que já se rendeu e criou comunidades para discussão de seus programas. Além disso, a rede Globo, por exemplo, posta no Youtube os capítulos da Malhação, tentando atrair o público jovem. E o jornal, através de blogs e sites das próprias empresas divulga e comenta sobre as notícias.
É por isso que a era digital está chegando.
A TV, o rádio e o jornal se tornarão digitais. Programas estão sendo desenvolvidos. A tecnologia que está chegando nesses meios de comunicação unirá ainda mais a internet a eles. Tornando tudo mais interativo e conecto.
Sim, a internet estará em todos os lugares. E Cérebro, não tem mais volta, você perdeu a sua chance, ela já dominou o mundo.


Géssyca Agnes

Nenhum comentário:

Postar um comentário